Secundário
Explore as nossas sugestões para o Secundário.
Caça ao tesouro de matemática
Um jogo em que pequenas equipas procuram itens matematicamente interessantes, a partir de uma lista, e tiram fotografias. Uma atividade sobre observação, descoberta e pensamento criativo.
Proposta de: https://www.idm314.org/organize
A galeria de arte e o problema da fortaleza
Como colocar o menor número de câmaras de segurança numa galeria de arte para que cada ponto da galeria fique sob vigilância?
Proposta de: https://www.idm314.org/organize
Torres de Hanoi e Torres de Stockmeyer
Um quebra-cabeça matemático sobre a transferência de uma pilha de discos de tamanhos diferentes de um lugar para outro. Esta tarefa oferece muitas variações do jogo clássico para explorar.
Proposta de: https://www.idm314.org/organize
As agulhas de Buffon
Uma maneira surpreendente de encontrar o número pi, lançando simplesmente pauzinhos sobre um conjunto de linhas paralelas. Uma tarefa baseada num problema matemático do século XVIII.
Proposta de: https://www.idm314.org/organize
Demonstrações sem palavras
Uma coleção de provas matemáticas que podem ser expressas por meio de imagens. Explore-as, discuta como funcionam e descubra a matemática como uma linguagem universal.
Proposta de: https://www.idm314.org/organize
Quem atinge o Logo do DIM?
Uma tarefa em que o objetivo é atingir o logotipo do DIM com o gráfico de funções, num referencial cartesiano. Transfira o Logo do DIM para a sua calculadora gráfica, clicando aqui.
Proposta de: Grupo Casio+ da APM
Ambrósio! Apetecia-me algo…
Nesta tarefa, os alunos são desafiados a investigarem o número de bombons necessários para construir uma pirâmide triangular de chocolates para uma festa.
Proposta de: Grupo T3 (Teachers Teaching with Technology) Portugal
A mão
Nesta tarefa pretende-se que os alunos representem a sua mão na calculadora gráfica TI-Nspire CX II-T, usando coordenadas de pontos no plano.
Proposta de: Grupo T3 (Teachers Teaching with Technology) Portugal
O novo ecrã
Nesta tarefa, os alunos são desafiados para resolverem um problema, usando uma folha de cálculo ou um programa, por exemplo, em linguagem python.
Proposta de: José Paulo Viana – Grupo T3 APM
Quer partilhar uma tarefa nesta página?
Use o modelo seguinte e envie-nos a sua proposta, clicando no envelope (no fim da página).