Avançar para o conteúdo

Secundário


Um jogo em que pequenas equipas procuram itens matematicamente interessantes, a partir de uma lista, e tiram fotografias. Uma atividade sobre observação, descoberta e pensamento criativo.

Proposta de: https://www.idm314.org/organize

Como colocar o menor número de câmaras de segurança numa galeria de arte para que cada ponto da galeria fique sob vigilância?

Proposta de: https://www.idm314.org/organize

Um quebra-cabeça matemático sobre a transferência de uma pilha de discos de tamanhos diferentes de um lugar para outro. Esta tarefa oferece muitas variações do jogo clássico para explorar.

Proposta de: https://www.idm314.org/organize

Uma maneira surpreendente de encontrar o número pi, lançando simplesmente pauzinhos sobre um conjunto de linhas paralelas. Uma tarefa baseada num problema matemático do século XVIII.

Proposta de: https://www.idm314.org/organize

Uma coleção de provas matemáticas que podem ser expressas por meio de imagens. Explore-as, discuta como funcionam e descubra a matemática como uma linguagem universal.

Proposta de: https://www.idm314.org/organize

Uma tarefa em que o objetivo é atingir o logotipo do DIM com o gráfico de funções, num referencial cartesiano. Transfira o Logo do DIM para a sua calculadora gráfica, clicando aqui.

Proposta de: Grupo Casio+ da APM

Nesta tarefa, os alunos são desafiados a investigarem o número de bombons necessários para construir uma pirâmide triangular de chocolates para uma festa.

Proposta de: Grupo T3 (Teachers Teaching with Technology) Portugal

Nesta tarefa pretende-se que os alunos representem a sua mão na calculadora gráfica TI-Nspire CX II-T, usando coordenadas de pontos no plano.

Proposta de: Grupo T3 (Teachers Teaching with Technology) Portugal

Nesta tarefa, os alunos são desafiados para resolverem um problema, usando uma folha de cálculo ou um programa, por exemplo, em linguagem python.

Proposta de: José Paulo Viana – Grupo T3 APM

Quer partilhar uma tarefa nesta página?
Use o modelo seguinte e envie-nos a sua proposta, clicando no envelope (no fim da página).