Avançar para o conteúdo

3.º Ciclo


Uma coleção de tarefas que envolvem colorir, construir, produzir formas complexas dobrando e cortando papel, e ainda resolver quebra-cabeças matemáticos.

Proposta de: https://www.idm314.org/organize

Uma atividade que convida um grande grupo de participantes a dançar seguindo regras muito simples. A dança comporta-se como os sistemas determinísticos estudados pela Teoria do Caos.

Proposta de: https://www.idm314.org/organize

Um jogo em que pequenas equipas procuram itens matematicamente interessantes, a partir de uma lista, e tiram fotografias. Uma atividade sobre observação, descoberta e pensamento criativo.

Proposta de: https://www.idm314.org/organize

Como colocar o menor número de câmaras de segurança numa galeria de arte para que cada ponto da galeria fique sob vigilância?

Proposta de: https://www.idm314.org/organize

Um quebra-cabeça matemático sobre a transferência de uma pilha de discos de tamanhos diferentes de um lugar para outro. Esta tarefa oferece muitas variações do jogo clássico para explorar.

Proposta de: https://www.idm314.org/organize

Uma maneira surpreendente de encontrar o número pi, lançando simplesmente pauzinhos sobre um conjunto de linhas paralelas. Uma tarefa baseada num problema matemático do século XVIII.

Proposta de: https://www.idm314.org/organize

Os dados são uma das diversões mais antigas conhecidas na história da Humanidade. Uma tarefa que propõe investigar a soma mais provável quando se lançam dois dados.

Proposta de: Grupo Casio+ da APM

Nesta tarefa pretende-se que os alunos, com comandos simples, ponham o veículo robótico TI-Innovator Rover a mover-se e girar de modo a desenhar uma figura geométrica.

Proposta de: Grupo T3 (Teachers Teaching with Technology) Portugal

Nesta tarefa pretende-se que os alunos identifiquem simetrias em têxteis, explorando a ligação da Geometria com uma área tão forte na História da Covilhã.

Proposta de: Núcleo APM Covilhã

Como desenhar uma casinha usando o veículo robótico TI-Innovator Rover, sem levantar a caneta, controlando as distâncias e os ângulos de rotação?

Proposta de: Grupo T3 (Teachers Teaching with Technology) Portugal

Quer partilhar uma tarefa nesta página?
Use o modelo seguinte e envie-nos a sua proposta, clicando no envelope (no fim da página).