3.º Ciclo
Explore as nossas sugestões para o 3.º Ciclo.
Tarefas com papel
Uma coleção de tarefas que envolvem colorir, construir, produzir formas complexas dobrando e cortando papel, e ainda resolver quebra-cabeças matemáticos.
Proposta de: https://www.idm314.org/organize
Dança caótica
Uma atividade que convida um grande grupo de participantes a dançar seguindo regras muito simples. A dança comporta-se como os sistemas determinísticos estudados pela Teoria do Caos.
Proposta de: https://www.idm314.org/organize
Caça ao tesouro de matemática
Um jogo em que pequenas equipas procuram itens matematicamente interessantes, a partir de uma lista, e tiram fotografias. Uma atividade sobre observação, descoberta e pensamento criativo.
Proposta de: https://www.idm314.org/organize
A galeria de arte e o problema da fortaleza
Como colocar o menor número de câmaras de segurança numa galeria de arte para que cada ponto da galeria fique sob vigilância?
Proposta de: https://www.idm314.org/organize
Torres de Hanoi e Torres de Stockmeyer
Um quebra-cabeça matemático sobre a transferência de uma pilha de discos de tamanhos diferentes de um lugar para outro. Esta tarefa oferece muitas variações do jogo clássico para explorar.
Proposta de: https://www.idm314.org/organize
As agulhas de Buffon
Uma maneira surpreendente de encontrar o número pi, lançando simplesmente pauzinhos sobre um conjunto de linhas paralelas. Uma tarefa baseada num problema matemático do século XVIII.
Proposta de: https://www.idm314.org/organize
Soma de dois dados
Os dados são uma das diversões mais antigas conhecidas na história da Humanidade. Uma tarefa que propõe investigar a soma mais provável quando se lançam dois dados.
Proposta de: Grupo Casio+ da APM
Polígonos com o Rover
Nesta tarefa pretende-se que os alunos, com comandos simples, ponham o veículo robótico TI-Innovator Rover a mover-se e girar de modo a desenhar uma figura geométrica.
Proposta de: Grupo T3 (Teachers Teaching with Technology) Portugal
Simetrias no Debuxo Têxtil
Nesta tarefa pretende-se que os alunos identifiquem simetrias em têxteis, explorando a ligação da Geometria com uma área tão forte na História da Covilhã.
Proposta de: Núcleo APM Covilhã
Desenhar a casinha sem levantar a caneta
Como desenhar uma casinha usando o veículo robótico TI-Innovator Rover, sem levantar a caneta, controlando as distâncias e os ângulos de rotação?
Proposta de: Grupo T3 (Teachers Teaching with Technology) Portugal
Quer partilhar uma tarefa nesta página?
Use o modelo seguinte e envie-nos a sua proposta, clicando no envelope (no fim da página).