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Concurso – DIM 2024

Concurso de vídeo “Brincando com a matemática”

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Matemática (DIM), cujo tema para o ano de 2024 é Playing with Math, pretende-se que os participantes, através de um vídeo com uma duração máxima de 15 segundos, se mostrem brincando com a matemática.



DESTINATÁRIOS

O concurso contempla quatro categorias de candidatura:

Categoria APré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Categoria B2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico
Categoria CEnsino Secundário
Categoria DEnsino Superior

REGRAS DE PARTICIPAÇÃO

  1. As candidaturas podem ser individuais ou em grupo (máximo de 3 participantes).
  2. Cada participante ou grupo de participantes só pode apresentar um vídeo.
  3. A duração não deve exceder 15 segundos.
  4. Cada candidatura deve ser tutorada por um professor/educador do ciclo/nível de ensino/educação em que o trabalho se insere.
  5. A submissão do vídeo (ou o link para download do vídeo) deve ser enviada para o e-mail concurso.dim2024@apm.pt, até às 23h59 do dia 22 de março de 2024, com os seguintes documentos: Ficha de Participação e Autorização do Encarregado de Educação (para cada participante menor de idade).
  6. Os concorrentes são responsáveis pela originalidade dos trabalhos apresentados, garantindo a respetiva autoria e assumindo toda a responsabilidade decorrente de eventuais reclamações de terceiros no que diz respeito à violação de direitos de propriedade intelectual, ou outros que decorram da lei aplicável.
  7. Os concorrentes aceitam autorizar a APM para reproduzir, exibir, comunicar publicamente e partilhar as submissões ao concurso no seu sítio, redes sociais, materiais impressos e exposições, desde que as mesmas sejam exibidas no âmbito do concurso e em atividades relacionadas com as comemorações do DIM.
  8. A participação no concurso implica a aceitação de todas e de cada uma das suas regras.

APURAMENTO DOS VENCEDORES

A votação e eleição dos melhores vídeos decorrerá em dois momentos, da seguinte forma:

  1. Todos os vídeos que cumpram as condições serão publicados na página de Facebook e de Instagram da APM, no dia 1 de abril, data a partir da qual terá início uma votação pública que irá decorrer até às 23h59 do dia 14 de abril. Os votos serão contabilizados através da soma do número de reações “gosto” e/ou “adoro” e do número de partilhas. Em cada categoria, serão apurados os 10 vídeos com mais votos.
  2. Destes 10 finalistas, o Júri apurará o 1.º, 2.º e 3.º classificado, em cada categoria, de acordo com os seguintes critérios: adequação do trabalho ao tema do concurso, criatividade e originalidade.
  3. Os três primeiros classificados de cada categoria serão anunciados durante o ProfMat 2024 que decorrerá nas Caldas da Rainha, nos dias 15, 16 e 17 de julho.

PRÉMIOS

  1. Serão premiados os três melhores trabalhos de cada categoria.
  2. Os prémios serão anunciados oportunamente.

REJEIÇÃO DE SUBMISSÕES

A organização reserva o direito de rejeição a concurso os trabalhos cujas características não estejam em conformidade com o tema, que não sejam originais ou que se considerem inadequados.

Uma submissão pode ser rejeitada por algum dos seguintes motivos:

  • não estar de acordo com o tema proposto;
  • não ser original ou a sua autoria ser questionável;
  • exceder a duração máxima estipulada para o vídeo (15 segundos);
  • exceder o número máximo de submissões por participante;
  • apresentar conteúdos ofensivos, que violem os direitos de propriedade intelectual ou que não estejam de acordo com os regulamentos sobre proteção de dados pessoais;
  • conter características de pessoas que possam ser claramente reconhecidas, sem que tenha sido dada autorização para o efeito;
  • não apresentar a Ficha de Participação;
  • não apresentar a Autorização do Encarregado de Educação no caso de crianças/alunos com menos de dezoito anos.

DISPOSIÇÕES FINAIS

  1. Das decisões do Júri não há recurso nem reclamação.
  2. As decisões omissas por este regulamento serão decididas pelo Júri.


Ficha de participação:

Autorização do Encarregado de Educação: