Avançar para o conteúdo

“Matemática e Esperança”

Todos os anos, é anunciado um tema para dar sabor à celebração, despertar a criatividade e trazer luz às conexões entre a matemática e todos os tipos de campos, conceitos e ideias. O tema do DIM 2026, “Matemática e Esperança”, pretende celebrar a matemática como uma linguagem universal que inspira compreensão, otimismo e cooperação. A conexão entre esperança e matemática cria oportunidades para uma compreensão e um conhecimento mais profundos. A matemática dá-nos a esperança de entender a realidade e a verdade com clareza, compartilhar definições comuns, aprender a cooperar, usar dados de forma responsável, encontrar estratégias vantajosas para todos e muito mais.

Concurso APM-DIM 2026

A Associação de Professores de Matemática (APM) promove até 31 de março de 2026 o concurso intitulado “APM-DIM 2026: Matemática e esperança”. Este concurso pretende promover uma reflexão sobre o papel que a matemática poderá ter para resolver alguns dos principais problemas do futuro, tais como crises climáticas e ambientais, desigualdades sociais, conflitos, ameaças à democracia, pandemias ou crises financeiras. De facto, crianças e jovens, dotados de melhores conhecimentos matemáticos, estarão mais bem preparados para enfrentar os desafios do futuro.

OBJETIVO

Pretende-se que os participantes neste concurso imaginem um filme (ou uma série ou um desenho animado), sobre o tema “Matemática e esperança” e criem o cartaz desse filme.


DESTINATÁRIOS

O concurso contempla cinco categorias de candidatura:


REGRAS DE PARTICIPAÇÃO

  1. Na categoria A, as candidaturas são individuais ou em grupo turma. Nas categorias B, C, D e E, as candidaturas são individuais.
  2. Cada participante (ou grupo turma, na categoria A), só pode apresentar um cartaz.
  3. O cartaz deve incluir: o título do filme; uma ilustração (podem ser usadas personagens conhecidas ou inventadas); a data de lançamento “14 de março de 2026”. Pode ainda incluir uma breve descrição da história e/ou o elenco principal.
  4. O cartaz deve ter formato A4 vertical.
  5. O trabalho pode ser realizado em suporte digital ou em papel (nesse caso, terá de ser digitalizado para ser enviado).
  6. Cada candidatura deve ser tutorada por um professor/educador do ciclo/nível de ensino/educação em que o trabalho se insere (exceto na categoria E).
  7. A submissão do cartaz deve ser enviada para o e-mail dim314@apm.pt, até às 23h59 do dia 31 de março de 2026, acompanhada pela Ficha de Participação (exceto na categoria E) e pela Declaração de aceitação de normas e cedência de direitos de autor.
  8. Os concorrentes são responsáveis pela originalidade dos trabalhos apresentados, garantindo a respetiva autoria e assumindo toda a responsabilidade decorrente de eventuais reclamações de terceiros no que diz respeito à violação de direitos de propriedade intelectual, ou outros que decorram da lei aplicável.
  9. Os concorrentes aceitam autorizar a APM para reproduzir, exibir, comunicar publicamente e partilhar as submissões ao concurso no seu sítio, redes sociais, materiais impressos e exposições, desde que as mesmas sejam exibidas no âmbito de eventos dinamizados pela APM. Para esse efeito, os concorrentes devem anexar e enviar no mesmo e-mail a Declaração de cedência de direitos autorais e a autorização de publicação que se encontra em anexo.
  10. A participação no concurso implica a aceitação de todas e de cada uma das suas regras.

APURAMENTO DOS VENCEDORES

  1. Os cartazes a concurso são publicados no site da APM, numa página própria associada ao APM-DIM 2026.
  2. O júri do concurso é nomeado pela APM. Cada categoria tem um júri constituído por 5 elementos.
  3. Os cartazes são avaliados, com base nos seguintes critérios: adequação do trabalho ao tema do concurso; originalidade e criatividade na abordagem e conceção gráfica.
  4. O Júri apura o 1.º, 2.º e 3.º classificado, em cada categoria.
  5. O júri pode atribuir menções honrosas.
  6. Os três primeiros classificados de cada categoria são informados oportunamente e são oficialmente anunciados durante o ProfMat 2026 que decorrerá em Seia, nos dias 13, 14 e 15 de julho.

PRÉMIOS

Categoria A:

1.º Lugar: Jogo Tantrix Match! ou JOGO PEGS 15MM – mala com 160 pinos + fichas

2.º Lugar: Jogo Tantrix Puzzle Pack ou APRENDO COM CARTAS–Atividades-Adição

3.º Lugar: Jogo Tantrix Discovery Suporte ou APRENDO COM CARTAS – Números

Categoria B:

1.º Lugar: Jogo Tantrix Game Pack

2.º Lugar: Jogo Tantrix Match!

3.º Lugar: Jogo Logicamente

Categoria C:

1.º Lugar: calculadora Casio fx-82SP CW ou calculadora científica Texas Instruments ou jogo SUPERTMATIK

2.º Lugar: calculadora Casio fx-570SP CW ou calculadora científica Texas Instruments ou jogo Cartas Tio Papel – Números Negativos

3.º Lugar: calculadora Casio fx-991SP CW ou calculadora científica Texas Instruments ou jogo Verdade ou consequência – FAMÍLIA

Categoria D:

1.º Lugar: calculadora gráfica Casio fx-9860GIII ou calculadora gráfica Texas Instruments ou jogo RUMMI

2.º Lugar: calculadora gráfica Casio fx-CG50 ou calculadora gráfica Texas Instruments ou jogo Password

3.º Lugar: calculadora gráfica Casio fx-CG50 com bolsa ou calculadora gráfica Texas Instruments ou jogo IQ – Waves   

Categoria E:

1.º Lugar: inscrição no ProfMat26 com oferta de almoços e jantar no Museu do Pão

2.º Lugar: inscrição no ProfMat26 com oferta de almoços

3.º Lugar: inscrição no ProfMat26


REJEIÇÃO DE SUBMISSÕES

A organização reserva o direito de rejeição a concurso os trabalhos cujas características não estejam em conformidade com o tema, que não sejam originais ou que se considerem inadequados.

Uma submissão pode ser rejeitada por algum dos seguintes motivos:

  • não estar de acordo com o tema proposto;
  • não ser original ou a sua autoria ser questionável;
  • não ter o formato A4;
  • exceder o número máximo de submissões por participante;
  • apresentar conteúdos ofensivos, que violem os direitos de propriedade intelectual ou que não estejam de acordo com os regulamentos sobre proteção de dados pessoais;
  • não apresentar a Ficha de Participação;
  • não ser assinada a Declaração de cedência de direitos de autor.

DISPOSIÇÕES FINAIS

  1. Das decisões do Júri não há recurso nem reclamação.
  2. As decisões omissas por este regulamento serão decididas pelo Júri.
  3. A APM reserva-se o direito de dispor dos trabalhos recebidos para os fins legítimos envolvendo o concurso, nomeadamente a publicação, a cópia e demais meios de divulgação. Desta forma os autores cedem à APM todos os direitos de autoria.


Ficha de participação:

Declaração de aceitação de normas e cedência de direitos de autor (menores de idade):

Declaração de aceitação de normas e cedência de direitos de autor (maiores de idade):


APOIOS