Avançar para o conteúdo

“Matemática e Esperança”

Todos os anos, é anunciado um tema para dar sabor à celebração, despertar a criatividade e trazer luz às conexões entre a matemática e todos os tipos de campos, conceitos e ideias. O tema do DIM 2026, “Matemática e Esperança”, pretende celebrar a matemática como uma linguagem universal que inspira compreensão, otimismo e cooperação. A conexão entre esperança e matemática cria oportunidades para uma compreensão e um conhecimento mais profundos. A matemática dá-nos a esperança de entender a realidade e a verdade com clareza, compartilhar definições comuns, aprender a cooperar, usar dados de forma responsável, encontrar estratégias vantajosas para todos e muito mais.

Concurso APM-DIM 2026

A Associação de Professores de Matemática (APM) promove até 31 de março de 2026 o concurso intitulado “APM-DIM 2026: Matemática e esperança”. Este concurso pretende promover uma reflexão sobre o papel que a matemática poderá ter para resolver alguns dos principais problemas do futuro, tais como crises climáticas e ambientais, desigualdades sociais, conflitos, ameaças à democracia, pandemias ou crises financeiras. De facto, crianças e jovens, dotados de melhores conhecimentos matemáticos, estarão mais bem preparados para enfrentar os desafios do futuro.

Assim, pretende-se que os participantes neste concurso imaginem um filme (ou uma série ou um desenho animado), sobre o tema “Matemática e esperança” e criem o cartaz desse filme.



DESTINATÁRIOS

O concurso contempla quatro categorias de candidatura:


REGRAS DE PARTICIPAÇÃO

  1. As candidaturas podem ser individuais ou em pares.
  2. Cada participante ou par de participantes só pode apresentar um cartaz.
  3. O carta deve incluir: o título do filme; uma ilustração (podem ser usadas personagens conhecidas ou inventadas); uma breve descrição da história (facultativo na categoria A); o elenco principal (facultativo); a data de lançamento “14 de março de 2026”.
  4. O cartaz deve ter formato A4 vertical.
  5. O trabalho pode ser realizado em suporte digital ou em papel (nesse caso, terá de ser digitalizado para ser enviado).
  6. Cada candidatura deve ser tutorada por um professor/educador do ciclo/nível de ensino/educação em que o trabalho se insere.
  7. A submissão do cartaz deve ser enviada para o e-mail dim314@apm.pt, até às 23h59 do dia 31 de março de 2026, acompanhada pela Ficha de Participação (exceto na categoria D).
  8. Os concorrentes são responsáveis pela originalidade dos trabalhos apresentados, garantindo a respetiva autoria e assumindo toda a responsabilidade decorrente de eventuais reclamações de terceiros no que diz respeito à violação de direitos de propriedade intelectual, ou outros que decorram da lei aplicável.
  9. Os concorrentes aceitam autorizar a APM para reproduzir, exibir, comunicar publicamente e partilhar as submissões ao concurso no seu sítio, redes sociais, materiais impressos e exposições, desde que as mesmas sejam exibidas no âmbito do concurso e em atividades relacionadas com as comemorações do DIM.
  10. A participação no concurso implica a aceitação de todas e de cada uma das suas regras.

APURAMENTO DOS VENCEDORES

  1. Os cartazes a concurso são publicados no site da APM, numa página própria associada ao APM-DIM 2026.
  2. O júri do concurso é nomeado pela APM. Cada categoria tem um júri constituído por 5 elementos.
  3. Os cartazes são avaliados, com base nos seguintes critérios: adequação do trabalho ao tema do concurso; originalidade e criatividade na abordagem e conceção gráfica.
  4. O Júri apura o 1.º, 2.º e 3.º classificado, em cada categoria.
  5. O júri pode atribuir menções honrosas.
  6. Os três primeiros classificados de cada categoria são anunciados durante o ProfMat 2026 que decorrerá em Seia, nos dias 13, 14 e 15 de julho.
  1.  

PRÉMIOS

  1. Em cada categoria, são premiados cada um dos autores dos três melhores trabalhos (por exemplo, se a candidatura que ficar em 1.º lugar for de dois alunos, cada um recebe um prémio individual).
  2. Os prémios serão anunciados brevemente.

REJEIÇÃO DE SUBMISSÕES

A organização reserva o direito de rejeição a concurso os trabalhos cujas características não estejam em conformidade com o tema, que não sejam originais ou que se considerem inadequados.

Uma submissão pode ser rejeitada por algum dos seguintes motivos:

  • não estar de acordo com o tema proposto;
  • não ser original ou a sua autoria ser questionável;
  • não ter o formato A4;
  • exceder o número máximo de submissões por participante;
  • apresentar conteúdos ofensivos, que violem os direitos de propriedade intelectual ou que não estejam de acordo com os regulamentos sobre proteção de dados pessoais;
  • não apresentar a Ficha de Participação.

DISPOSIÇÕES FINAIS

  1. Das decisões do Júri não há recurso nem reclamação.
  2. As decisões omissas por este regulamento serão decididas pelo Júri.
  3. A APM reserva-se o direito de dispor dos trabalhos recebidos para os fins legítimos envolvendo o concurso, nomeadamente a publicação, a cópia e demais meios de divulgação. Desta forma os autores cedem à APM todos os direitos de autoria.


Ficha de participação:


APOIOS