Avançar para o conteúdo

CONFERÊNCIA DIA 11 DE MARÇO

 

 

José Paulo Viana
António Machiavelo
Rogério Martins

No dia 11 de março, num sábado de manhã, iremos reunir estes três excelentes conferencistas para nos falarem de Matemática. Este momento, uma grande conferência sobre a Matemática, tem por objetivo levar até o público em geral a comemoração deste Dia Internacional da Matemática que habitualmente é apenas comemorado nas escolas. Afinal, o nosso lema este ano é MATEMÁTICA PARA TODOS!

Convidamos, por isso, TODOS a assistirem a esta conferência, presencialmente ou através da transmissão em direto pelo canal do YouTube da APM.

Dado o número limitado de lugares, será necessário realizar inscrição para assistir presencialmente. A inscrição é obrigatória e carece de confirmação por parte da organização, salvo se ainda existir lugares livres.

.

CONFERÊNCIA:

DIA INTERNACIONAL DA MATEMÁTICA

– MATEMÁTICA PARA TODOS! –

.

Local:

Fundação Calouste Gulbenkian – Lisboa

Horário:

10h00 às 13h00

Programa:

10h00 – 10h30 – Sessão de Abertura

10h30 – 11h15 – Palestra 1

José Paulo Viana
Associação Professores de Matemática

Contar, Combinar, Arranjar e a Matemática

Como terá começado a Matemática? Provavelmente, a contar e, logo a seguir, a somar e a subtrair. Os números tiveram e têm um papel fulcral na Matemática mas depois ela cresceu noutras direções e é muito mais que isso.

Pitágoras terá dito “Os números governam o mundo” e temos aqui a primeira faceta da Matemática, simples instrumento no nosso dia-a-dia ou instrumento poderoso de outras ciências para perceber e explicar o que nos rodeia. Numa segunda faceta, a Matemática é uma ciência autónoma, que se desenvolve sem ter como objetivo a sua utilização prática. Tendo os números como ponto de partida, iremos dar uma vista de olhos por estes dois aspetos da Matemática.

Síntese biográfica

José Paulo Viana, atualmente aposentado, foi Professor de Matemática do ensino secundário. É, desde sempre um entusiasta das matemáticas recreativas, dos problemas, das probabilidades e da magia matemática. Faz, por esse país fora, em escolas e em locais públicos, sessões e conferências de divulgação, tentando mostrar os aspetos lúdicos, divertidos ou insólitos de uma ciência que bem precisa de ser mais amada pelos portugueses. Foi autor, durante mais de 28 anos, da secção semanal “Desafios” no jornal Público e, por esse trabalho, foi-lhe atribuído em 2014 o Prémio Ciência Viva nos Media. Autor de vários manuais escolares e dos livros de divulgação matemática e de matemáticas recreativas “Uma Vida Sem Problemas”, “Problemas… Sem Problema” e “Desafios” (10 volumes).

.

11h15 – 11h30 – Intervalo

.

11h30 – 12h15 – Palestra 2

António Machiavelo
Departamento de Matemática da
Universidade do Porto

A Urdidura do Universo

Diz-se, por vezes, que a matemática está em toda a parte.  Mas será que é mesmo assim? Está precisamente onde? E em que consiste exatamente? Os objetos de estudo da matemática têm uma existência “real”? Ou serão “imaginários”?

Estas serão algumas questões abordadas, através de um exemplo muito simples, mas avisa-se, desde já, que esta palestra poderá irremediavelmente ababelar quem a ela assistir.

Síntese biográfica

António José de Oliveira Machiavelo é docente no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, membro do Centro de Matemática da Universidade do Porto e vice-presidente da Associação Atractor. Trabalha em Teoria de Números, Combinatória Analítica e Criptografia, tendo ainda fortes interesses em História e Filosofia da Matemática. Gasta algum do seu tempo em divulgação da matemática, tendo feito já mais de 140 palestras em 70 escolas distintas do ensino básico e secundário.

.

12h15 – 13h00 – Palestra 3

Rogério Martins
FCT NOVA

Porque não conseguimos ver para além das três dimensões?

O que é uma hiperesfera? É simplesmente uma esfera num espaço de quatro dimensões. Mas então, porque é que conseguimos visualizar uma esfera mas não uma hiperesfera? A resposta pode parecer óbvia: porque vivemos num mundo de três dimensões!  


Nesta palestra vamos ver que a resposta a esta pergunta pode não ser assim tão óbvia! Vamos tentar perceber de que forma é que o nosso cérebro lida com a ideia de espaço, encontrar analogias curiosas com a forma como percepcionamos a cor e fazer algumas experiências imaginárias… mas que nos vão deixar a pensar…

Síntese biográfica

Rogério Martins é professor e investigador na FCT NOVA. É doutorado em Matemática, na área de Sistemas Dinâmicos e Equações Diferenciais.

É também o autor e apresentador do programa “Isto é matemática” na SIC Notícias, um programa dedicado à divulgação da Matemática, que já vai na 12ª temporada. É também a voz de muitos dos vídeos de matemática da Khan Academy Portugal.

Apresentou dezenas de palestras e espetáculos de divulgação de ciência para escolas e público geral.