Avançar para o conteúdo

EMBAIXADOR DO DIA INTERNACIONAL DA MATEMÁTICA

As comemorações do Dia Internacional da Matemática são uma oportunidade para valorizar e promover a matemática junto de toda a sociedade, em particular juntos dos nossos alunos desde a tenra idade. As escolas, com total mérito e créditos para os seus professores de Matemática, vêm há vários anos desenvolvendo atividades, muitos vezes confinadas às próprias escolas ou até turmas, que muito têm contribuído para combater o afastamento das crianças e jovens da aprendizagem matemática. A APM quer aqui deixar esse reconhecimento e agradecimento a TODOS OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA.

Para este projeto APM-DIM, procuramos encontrar quem em Portugal poderia ser o seu porte estandarte, quem poderia ser o nosso embaixador! Não necessitamos de procurar mais do que uns segundos, podemos dizer que o nosso algoritmo apenas necessitou de uma iteração, todos convergimos de imediato para o mesmo nome: José Paulo Viana.

O nosso grande amigo, enorme professor, ilustre sócio e extraordinário promotor e defensor da Matemática, José Paulo Viana, é reconhecidamente um exímio comunicador e uma das maiores personalidades em Portugal, e também no estrangeiro, na área do ensino e aprendizagem da matemática. Todos nós sabemos o quanto ficamos maravilhados a ouvi-lo e o quanto aprendemos, e como consegue tornar a matemática mais próxima de todos, até dos nossos alunos!

O nosso embaixador APM-DIM, José Paulo Viana, a quem muito agradecemos o ter aceitado o nosso convite, terá um contributo essencial para o sucesso deste projeto da APM e será com certeza o nosso maior divulgador. Para nós é uma honra e um privilégio contar com o Zé Paulo.

.

JOSÉ PAULO VIANA

José Paulo Viana, atualmente aposentado, foi Professor de Matemática do ensino secundário.

É, desde sempre um entusiasta das matemáticas recreativas, dos problemas, das probabilidades e da magia matemática. Faz, por esse país fora, em escolas e em locais públicos, sessões e conferências de divulgação, tentando mostrar os aspetos lúdicos, divertidos ou insólitos de uma ciência que bem precisa de ser mais amada pelos portugueses.

Foi autor, durante mais de 28 anos, da secção semanal “Desafios” no jornal Público e, por esse trabalho, foi-lhe atribuído em 2014 o Prémio Ciência Viva nos Media.

Autor de vários manuais escolares e dos livros de divulgação matemática e de matemáticas recreativas “Uma Vida Sem Problemas”, “Problemas… Sem Problema” e “Desafios” (10 volumes).