Avançar para o conteúdo

.

15h30 – MADEIRA

.

Terminamos o nosso dia voando até ao arquipélago da Madeira, aterrando na cidade do Funchal. Infelizmente não poderemos ir todos até à Madeira, desta vez irá apenas o nosso ilustre Embaixador do Projeto APM-DIM, o professor José Paulo Viana.

Mas não vamos perder mais uma excelente palestra, mesmo estando nós do continente, nos Açores e até em outra qualquer parte do mundo, vamos ter o privilégio de escutar Matemática. Para isso, bastará assistir à transmissão em direto e acompanhar o que se extraordinário se passar na Escola Secundária Jaime Moniz, que irá receber este magnifico palestrante.

Esta palestra é preferencialmente para alunos do Ensino Secundário, mas também terá interesse para os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico.

Local: Escola Secundária Jaime Moniz, Funchal, Madeira

Horário início: 15h30 (hora de Lisboa)

José Paulo Viana
(APM)

Contar, Combinar, Arranjar e a Matemática

Como terá começado a Matemática? Provavelmente, a contar e, logo a seguir, a somar e a subtrair. Os números tiveram e têm um papel fulcral na Matemática mas depois ela cresceu noutras direções e é muito mais que isso.

Pitágoras terá dito “Os números governam o mundo” e temos aqui a primeira faceta da Matemática, simples instrumento no nosso dia-a-dia ou instrumento poderoso de outras ciências para perceber e explicar o que nos rodeia.

Numa segunda faceta, a Matemática é uma ciência autónoma, que se desenvolve sem ter como objetivo a sua utilização prática. Tendo os números como ponto de partida, iremos dar uma vista de olhos por estes dois aspetos da Matemática.

.

Síntese biográfica

José Paulo Viana, atualmente aposentado, foi Professor de Matemática do ensino secundário.

É, desde sempre um entusiasta das matemáticas recreativas, dos problemas, das probabilidades e da magia matemática. Faz, por esse país fora, em escolas e em locais públicos, sessões e conferências de divulgação, tentando mostrar os aspetos lúdicos, divertidos ou insólitos de uma ciência que bem precisa de ser mais amada pelos portugueses.

Foi autor, durante mais de 28 anos, da secção semanal “Desafios” no jornal Público e, por esse trabalho, foi-lhe atribuído em 2014 o Prémio Ciência Viva nos Media.

Autor de vários manuais escolares e dos livros de divulgação matemática e de matemáticas recreativas “Uma Vida Sem Problemas”, “Problemas… Sem Problema” e “Desafios” (10 volumes).

.

APOIOS LOCAIS