“Matemática, Arte, e Criatividade”
Todos os anos, é anunciado um tema para dar sabor à celebração, despertar a criatividade e trazer luz às conexões entre a matemática e todos os tipos de campos, conceitos e ideias. O tema do DIM 2025 celebra a criatividade encontrada na descoberta matemática e na arte. Usar a matemática na arte abre portas para novas ideias, criações belas e cativantes.
Em 2025, a APM associa-se ao Concurso «Simetrias das calçadas de Lisboa», promovido pela Academia das Ciências de Lisboa, e encoraja todos os professores de Matemática a mobilizar os seus alunos para participar.
O Concurso «Simetrias das calçadas de Lisboa» visa premiar 5 propostas para 5 padrões de simetrias em falta na calçada portuguesa da cidade. Podem concorrer os alunos matriculados, no ano letivo 2024/2025, no 9.º ano e no Ensino Secundário. Cada prémio, no valor de 1000 euros, será atribuído por cada padrão de simetria. As propostas podem ser enviadas em PDF para geral@acad-ciencias.pt até dia 2 de março. Os vencedores serão anunciados em sessão pública da Academia das Ciências de Lisboa no dia 14 de março no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Matemática, Arte e Criatividade.
A Calçada Portuguesa, parte integrante do património cultural nacional, iniciou-se em Lisboa em 1849, com o padrão “mar largo”, ainda hoje existente no Rossio, que está espalhado pelo país e pelo mundo. A capital de Portugal conta nos seus passeios e largos públicos com todos os sete tipos de frisos e com doze tipos de padrões, faltando-lhe cinco tipos de padrões para ser a primeira cidade a completar todos os vinte e quatro tipos de simetrias planas nas suas calçadas.
Mais informações: https://www.acad-ciencias.pt/academia/premios/
Regulamento: https://www.acad-ciencias.pt/wp-content/uploads/2025/01/5.-Regulamento-1.pdf